Vozes no quartzo

segunda-feira, outubro 12, 2009

"Stars are fun, she said with a beautiful smile
As I looked above and stepped aside
Astrology is not my cup of tea
I’d rather go inside and watch some TV
What about clouds? I think you should give it a try
But watching clouds ain’t something I wanna do tonight
I hope you understand, it’s been a bad week
And it’s not for me
No, it’s not for me

Maybe it’s been so long I’ve been waiting
Oh Baby, just call it off or call me crazy."

(How I Became Paranoid - Cansei de Ser Sexy)

Final de fim de semana. Final do círio.
A fé é um aparato bonito, que eu não creio. Nem chega a ser ceticismo, é ateísmo mesmo.
As pessoas são movidas por um sentimento até interessante no ponto de vista psicológico, que por um ou poucos dias torna-as mais boas ou mais compreensivas uma com as outras.
Mas não acredito. Para mim é apenas hipocrisia. Depois está todo mundo passando a perna em todo mundo, egoístas, idiotas, querendo dar uma de "tenho fé e sou bom".
Admiro as poucas pessoas que realmente são boas por causa da fé em uma imagem ou em uma história de um livro escrito por não-sei-quem. Essas sim, são as pessoas que fazem a diferença.

Eu sou adepta à ciência e seus derivados. Não faço engenharia química ao acaso, estou ali para descobrir maneiras de ajudar a vida neste planeta em projetos e artimanhas industriais, seja diminuindo a poluição, criando campanhas ou outros artifícios e objetivos.
Respeito todas as religiões, apesar das minhas críticas mais severas serem com a Igreja Católica, por assim, achar a mais hipócrita, irônica, assassina e cruel de todas. A idade média não passou minha gente, é apenas ilusão.

Eu estou tentando fazer a minha parte, por mais egoísta que eu seja. Somos egoístas naturalmente, a biologia já explica isso. Você está fazendo a sua, independente de religião?





PS.: minha vontade de dançar está muito alta. E nem deu pro namorado dormir aqui, mas amanhã vou vê-lo.
PS.2: tenho que tomar algumas decisões que podem mudar o rumo de tudo até agora. O ruim é conseguir tempo pra pensar nelas.
PS.3: que o círio de vocês tenha sido bom.
PS.4: como minha vontade de dançar tá exagerada, segue uma música pra terminar essa noite, antes que eu volte ao Warcraft e mais tarde estudar um pouco. Estudar de madrugada é bom. Música antiga regravada por Gigi D'Agostino, "You Spin Me Around".


"You spin me right round, baby
right round like a record, baby
Right round round round
You spin me right round, baby
Right round like a record, baby
Right round round round."

3 reações

  1. Eu acredito no semáforo, eu acredito no avião. Acredito no relógio, acredito no coração.

    Realmente, a complexidade do saber e a paixão da fé não podem habitar o mesmo pensamento. Mas é inegável, pelo menos para mim, que a fé absoluta é algo lindo e admirável. É como ver um deficiente mental enfrentando a vida dura nas ruas todos os dias.
    Ps: ainda sinto saudades dos teus monólogos xD

    ResponderExcluir
  2. Verdade ou não, é como diria minha vó: "Fé é para quem sente e quem acredita" e oq vc acredita...existe.
    então acaba "movendo montanhas". Gostei do texto ;), abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, eu sempre indago sobre isso. Espiritualidade, misticidade são coisas que me interessam bastante.

    Religiões... particularmente, não acredito muito nessas organizações burocráticas. Acho que tudo que é construção humana, é por si só contraditória. (Sou um pouco suspeita pra falar, sou tão pessimista, tão cética às vezes...)

    Penso mais numa fé livre das instituições, numa força sincera que vem de dentro. Isso é importante - de dentro. Um Deus-maior que está cá vivo, e por ser tão maior, nos esmaga com sua grandiosidade frente as nossas imperfeições: egoísmo, ciúme, mesquinhez, indiferença e tantas outras. É para nos lembrar que, por termos uma ínfima parte divina em nosso interior, podemos ser alguém melhor, dentro de nossos limites.

    Não consigo imaginar um Deus mau, coercitivo, que te dita o que pensar, como agir, mas num Ser que te protege por saber o quão fraco és e que representa a clarividência e a total liberdade de quem te aceita por humildemente saberes quando é a hora de pedir perdão - se perdoar.

    E que Deus, essa força luminosa, te cubra de calmaria.

    Andréa.

    ResponderExcluir