Intensidade. Insanidade.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

"Wanna see who you are
Every inch, every scar."

('Fly In The Wall' - t.A.T.u.)




O quão você é insano em cometer uma loucura? A loucura de amar demais, de acreditar em alguém pela segunda vez (ou terceira, quarta, dependendo do seu nível de loucura), de amar pela segunda vez a mesma pessoa (sim, isso existe!), de perdoar alguém - com sinceridade - quando o que mais você queria era não vê-la nunca mais?
Se você acha que eu estou exagerando, pense bem. Em um tempo onde ninguém pode mais confiar em alguém, supostamente; onde muitos vão querer puxar seu tapete; e outros tantos vão lhe dar a mão, para lhe esfaquear minutos depois, não é exagerado. É comum me deparar com tantas pessoas desacreditadas na família, amor e amizade. Instituições ou valores que você tenta ignorar ou evitar. É normal você escutar "Não quero namorar, porque não dará certo...", "Não vou me entregar", "Não vou correr riscos", "Não confio em ninguém" ou ainda, "Odeio meus pais". Pra mim, isso não é normal.
Todos os dias, você deverá tomar uma decisão. Grande parte das vezes você não percebe, mas está tomando. Não existe o medo, a insegurança nessa maioria. Quando você toma a decisão de sair de casa, pedir alguém em namoro, desistir de um curso universitário, falar a verdade quando irá machucar alguém; agora sim parecem decisões, não é? A diferença é que você necessita de um pouco de loucura. É! São decisões que podem mudar seu mês, ano ou vida. Você pode tentar aprender a tomar as corretas, mas esse sistema é falho: provavelmente você vai tomar as erradas de vez enquando e vai ter que superar as consequências. Até agora não falei nenhuma novidade, tudo numa boa.
O que levaria você a fazer uma serenata? A comprar um buquê de rosas e surpreender alguém? A arriscar seus planos por um amigo? A arriscar sua vida pela família? Não é a insanidade. Isso se chama amor. Amor em seus múltiplos estados. A insanidade é você entregar-se assim para alguém. Isso é desafiar a si mesmo, colocar seus planos a perder. Para no fim, provavelmente você chorar pela madrugada(s) ou se trancar no seu quarto até amanhã à tarde - e só até amanhã à tarde, porque sua mãe está na porta te intimando a abrir, quando na verdade você queria era morar lá. E ainda tem gente que não arrisca. Não sabe viver.
Você não arrisca um amor por medo dele se transformar em ódio no fim; não arrisca depositar um segredo para seu amigo por medo de traição; não arrisca contar a verdade por medo de te culparem; não arrisca pintar o cabelo de verde por medo de te julgarem. Até quando você vai levar isso? Ou você arrisca, ou não vive. Felicidade está na mesma proporção da decepção. É aquela velha frase "Quanto mais alto a subida, maior a queda". Mas você vai ficar vivendo de migalhas de amor? Migalhas de confiança? Não! VIVA, PELO AMOR DE DEUS, VIVA.

Eu conheci uma garota, faz pouco tempo. Na verdade, foi ontem. Ela estava sentada no ônibus lendo e eu dormindo do lado dela. Uma hora me interessei pela sua leitura e perguntei sobre o livro. Ela sorriu e falou que se tratava de Doidas e Santas, da Martha Medeiros e que era um livro excelente. Conversamos harmoniosamente, descobri que ela lê muito, estava tentando arquitetura no vestibular e tinha uma enorme atração por ônibus. Isto foi o ponto mais curioso.
Por que ônibus? Eu perguntei. Me respondeu que assim vê todos os tipos de pessoas, costumando observar demais, pra ela é interessante. Observei uma nota triste ao falar sobre os diferentes tipos de pessoa. Meu olhar interrogativo foi o suficiente para ela concluir, que muitas vezes isso causa problemas. Pessoas em dois extremos dificilmente podem ficar estáveis. Então, virou o rosto. Naquela hora, deu muita vontade de chorar com ela. Porque ela não se importava em chorar com 40 pessoas a olhando; ela preferia, porque era um meio de desabafar. Ela enxugou as lágrimas, abriu um sorriso e falou otimista que prefere pessoas assim. Perguntei se isso não a faria sofrer mais, tive como resposta que "são essas pessoas que te fazem aprender um outro meio de viver. Viver para seu próprio jeito é bobagem; você nunca saberá o que o outro lado lhe espera, e talvez, nunca veja o que ele tem de mais bonito, de encantador. Eu vi o meu outro lado personificado em uma pessoa incrível, um outro lado que eu queria muito ter conhecido melhor, se não fosse a minha teimosia e prepotência... mas infelizmente o perdi...".
Nesse momento, ela perdeu o sorriso e pensei que fosse chorar novamente. Não vi o que aconteceu nesse instante, porque preferi descer sem dar tchau. Ela me pareceu entender, pois virou o rosto completamente para a janela. Quando desci, rapidamente voltei-me para a janela dela. Tarde demais, não consegui observar o que se passava. Queria ter lhe dado um abraço, mas algo me dizia que seria pior. Aquelas palavras entraram em mim e analisando-as percebi um leve tom de otimismo entre vários de desespero. E o que faço com a impressão de que a conhecia de algum lugar? Senti-me tão íntima daquela garota... Voltei pra casa com ela na cabeça.

Creio que o lema é: ame demais, chore demais, abrace demais, não meça esforços para lutar pelo que acredita, não desista se você ainda crê, perdoe quando necessário, corra atrás dos seus sonhos. E aí? Tá parado porque? Você é capaz de balançar seu mundo? De experimentar algo completamente diferente de tudo? De tentar novamente?

- Mariana Feltre




Obs.: muita gente não conhece a Mariana. Ela é um pseudônimo antigo, onde é muito comum que converse comigo ou intervenha em vários textos. Sempre vai ter aquele texto que não fica claro se é a Fernanda ou a Mariana que observa ou participa. A diferença entre elas é gritante. São dois extremos na mesma mente, normalmente brigando, mas sempre de mãos dadas, seja pra levantar uma a outra, seja pra caminhar em qualquer lugar. E no fim, elas são uma só.

Música: "Fly in the Wall", t.A.T.u.




1 reações

  1. "Creio que o lema é: ame demais, chore demais, abrace demais, não meça esforços para lutar pelo que acredita, não desista se você ainda crê, perdoe quando necessário, corra atrás dos seus sonhos."
    Eu precisava disso,obrigada.

    ResponderExcluir