O ponto de ônibus.

sábado, março 09, 2013

Você está andando normalmente, quando do nada, começa a chover. Daí você corre atrás de um abrigo e um oportuno ponto de ônibus está ali por perto. Já chega nele pensando quanto tempo vai ficar ali, que vai se atrasar pra aula, pro balé ou pra aquele tão esperado encontro com o cara da sua universidade. A chuva engrossa e você começa a se irritar, imaginando que perdeu a chance daquele beijo tão esperado! Ah, e pra piorar, tem um casal se agarrando ao seu lado. Você, com inveja, se vira pro outro lado, mas então tem uma criança chorando por um brinquedo que não recebeu da mãe. Você suspira de ódio, mas a verdade é que não tem como sair dali.
Pense bem, o que é um ponto de ônibus? Claro, é aquele aparelho urbano construído para abrigar as pessoas que estão prestes a entrar no transporte público - bom, até aí tudo bem, é o óbvio. Mas se formos pensar melhor, é um ponto de encontro. Você nunca ficou aos beijos com aquele paquera do ensino médio ali? Quantas vezes um estranho puxou conversa sobre "Como tá chovendo hoje" ou "Você viu o que aconteceu em tal lugar? Que horror!"? Às vezes você só vai no ponto de ônibus pra ir comprar aquele chiclete que o "tio" vende lá. Lembra daquela vez que aquela amiga sua confessou que gostava do carinha que tocava violão e ficava no fundo da sala? Acredito que você também já deve ter telefonado para aquele amigo que estava te esperando do outro lado da cidade falando que "eu já tô no busão".
Além de um ponto de encontro, todo tipo de gente você encontra lá. De senhoras velhinhas com suas sacolas de frutas até crianças que acabaram de sair do colégio fazendo algazarra. De gente que tem dinheiro, mas que naquele momento só dependia de ônibus por seja lá quais motivos, até gente bem humilde, que só quer voltar do trabalho pra descansar os pés em casa - imagino que todos nós esperamos isso depois de um dia cansativo.
Então, percebeu o quanto um singelo ponto de ônibus pode ser um pequeno mundo? Você olha para o lado e tem aquele bebê sorridente brincando com o pai. Sorria pra ele, faça contato. Faça com que aqueles quinze minutos preso ali faça a diferença pra você. E o cara te esperando pro encontro? Bom, quinze minutos não vai atrapalhar. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca se atrasou na vida.

0 reações